O Papel do Coordenador Pedagógico
Também conhecido em algumas regiões do país como supervisor ou orientador, o coordenador pedagógico é o responsável pela transposição da teoria para a prática escolar.
Ajudar a elaborar e aplicar o projeto da escola, dar orientação em questões pedagógicas e, principalmente, atuar na formação contínua dos professores são algumas das funções do coordenador pedagógico, um especialista em refletir sobre o trabalho em sala de aula.
Seu papel é estudar, problematizar e aplicar as teorias em cada uma das disciplinas para fundamentar o fazer e o pensar do professor.
Assim, é necessário que ele antecipe conhecimentos para o grupo. Para isso é preciso ler muito, não só obras com conteúdo pedagógico, mas também livros de literatura, jornais, revistas e navegar em sites de diversas áreas.
Um bom coordenador é também um apreciador das diferentes manifestações culturais; visita regularmente museus e exposições; vai ao cinema e ao teatro.
Em muitas escolas, cabe a esse profissional, ainda, dar o atendimento aos pais e ajudar a resolver problemas de disciplina dos estudantes.
Por tudo isso, o coordenador pedagógico só vai desempenhar bem seu ofício se for um líder e garantir o apoio da direção em suas ações e reivindicações, como infra-estrutura e liberação de tempo para aperfeiçoamento e capacitação para estudos para todos os professores.
• Ajuda a elaborar a proposta pedagógica da escola e garante que ela seja posta em prática.
• Orienta pais e responsáveis, alunos, educadores e demais funcionários da instituição à manutenção das posturas pedagógicas.
• Responde pela formação dos docentes.
Fonte: http://www.eaprender.com.br/tiki-smartpages_view.php?pageId=1265 acessado em 30/11/2010
O Papel do Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Salvador
São atribuições do Coordenador Pedagógico nas unidades escolares:
• Coordenar, juntamente com a direção, a elaboração e responsabilizar-se pela
divulgação e execução da Proposta Pedagógica da escola, articulando essa
elaboração de forma participativa e cooperativa;
• Organizar e apoiar principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua
efetividade;
• Estabelecer uma parceria com a direção da escola, que favoreça a criação de
vínculos de respeito e de trocas no trabalho educativo;
• Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir
positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens
identificados;
• Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas na escola;
• Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe
pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
• Coordenar e acompanhar os horários de Atividade Complementar (AC),
promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações
pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na
escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
• Avaliar as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo
inovações;
• Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por
bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e
direcionadas aos que tiveram desempenho insuficiente;
• Estabelecer metas a serem atingidas em função das demandas explicitadas
no trabalho dos professores;
• Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do
entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das
relações interpessoais.
ENTREVISTA COM UM COORDENADOR PEDAGÓGICO
Sabemos que a vida dos educadores não é fácil, tanto daqueles que trabalham na sala de aula como daqueles que ficam nos “bastidores” da escola. Pensando nisso, fomos conhecer de perto a figura de um Coordenador Pedagógico e também saber um pouco da sua rotina de trabalho.
A entrevista abaixo foi cedida pelo professor Welber Lima, Coordenador Pedagógico da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho, situada no bairro de Narandiba-Doron, aqui na cidade do Salvador.
Desde já, agradecemos a instituição e principalmente ao profº Welber, por ter nos recebido com muita atenção, dedicação e paciência.
Entrevista
Alexandra: Quais as suas atribuições como Coordenador Pedagógico desta escola?
Profº Welber : São muitas, mas posso destacar: apoiar os professores com orientações didáticas, sugestões e mediações de problemas ocorridos na sala de aula; apoio aos alunos; apoio aos pais e envolvimento com algumas questões burocráticas.
Alexandra: Qual a importância do Coordenador Pedagógico na Gestão da Escola?
Profº Welber: Para mim isso é uma questão de concepção. Os documentos oficiais só contemplam na gestão o Diretor, o Vice e a Secretaria, mas o papel do coordenador é muito importante, principalmente quando há um diálogo entre todos os envolvidos no processo educativo.
Alexandra: Então, como você considera a gestão da instituição em que trabalha atualmente?
Profº Welber: Esta gestão é bem diferente. Ela é bastante democrática e partilha tudo conosco, inclusive em questões financeiras, nos consulta sobre quais as prioridades para se utilizar o dinheiro do PDE.
Alexandra: Você considera esta uma boa instituição, mas, é certo que estamos sempre buscando melhorias que favoreçam o desenvolvimento do nosso trabalho. Então, a pergunta é: na sua opinião, o que poderia melhorar nesta instituição?
Profº Welber: É lógico que podemos melhorar sempre, isso eu não tenho dúvida. O que eu acredito que poderia melhorar aqui é, fazer sempre o planejamento estratégico. E como estou retornando agora depois de alguns anos afastado por causa do meu Mestrado, iremos fazê-lo agora nos dias 20, 21 e 22/12 com todos os professores da escola.
Alexandra: Qual a sua sensação ao final de um dia de trabalho com relação ao que você realizou?
Profº Welber: Ah! Isso varia de acordo com o dia! Tem dia que me sinto realizado, tem dia que acho que faltou alguma coisa, tem dia que tenho vontade de largar tudo. Mas um sentimento que tenho geralmente é de inquietude. E outra coisa também, procuro não levar mais trabalho para casa e aconselho os professores fazerem isso também, pois temos que separar a nossa vida pessoal da nossa vida na escola, precisamos relaxar, descansar, dormir se for o caso (risos) e viver.
Entrevista realizada no dia 30/11/2010
Responda:
Por que a figura do Coordenador Pedagógico é temida e ainda causa tanto desconforto em algumas, em algumas instituições?
Como ser um Coordenador Pedagógico diante de tantas atribuições?
Como é o seu relacionamento com o seu Coordenador Pedagógico?
O que você considera "Um bom Coordenador Pedagógico?"
Você participa ou já participou do planejamento estratégico da sua escola?
Como é o seu relacionamento com o seu Coordenador Pedagógico?
O que você considera "Um bom Coordenador Pedagógico?"
Você participa ou já participou do planejamento estratégico da sua escola?
A figura do Coordendador Pedagógico é temida acredito que por dois motivos: o primeiro seria a própria atuação de alguns coordenadores que se mostram autoritários e ásperos em muitas situações, a questão do não saber como falar sem que transmita agressividade. E o segundo a individualidade, é o caso da falta de parceria, ao invés de ser parceiro do professor age como se fosse um superior que está ali para impor limites e avaliar.
ResponderExcluirQuanto ao ser um coordenador, depende primeiramente do profissional se encontrar nessa área.O trabalho se torna melhor se for realizado realmente por vontade do indivíduo.E principalmente deve prezar pela qualidade do trabalho, a dedicação e não pela quantidade de ações para mostrar trabalho.
Alexandra sua questão sobre a figura do gestor é bem inpertinente e considero que quando se trata do gestor esse que todos tem medo por ter um cargo elevado trata-se também da postura do mesmo que na maioria das vezes tenta mostrar ser autoritario mais so mesmo para adquire respeito mais isso não seria necessário que todos sabemos o lugar que cada um ocupa.E para que possamos trabalhar em armonia nada disso deveria intefirir no trabalho escolar um profissional que trabalhar com medo do seu superior esse trabalho não tem a qualiadde que deveria ter .A prática reflexiva no ensino e noutros profissões, também nos diz que a reflexão é um processo que ocorre antes e depois da açãoe, em certa medida entam conversar e refletir isso cabe para todos pois ninguem é melhor do que outro todos temos qualidades a ser respeitada.Ser úmilde faz parte de um processo de crecimento.
ResponderExcluirMuitas vezes por fatos comuns como: a experiência de se trabalhar com tal profissional.Por que na maoioria das escolas até pouco tempo atrás não havia um coordenador, e isso ainda é muito recente na cabeça e na vida profissional de muitos professores, então fica a idéia de que o coordenador chegou para fiscalizar o seu trabalho.Talvez seja um dos motivos pelo qual a tanta resistência, e essa desconstrução requer um certo tempo e competência de muitos desses profissionais que na maioria das vezes faz jus ao medo que os professores sentem ao se trabalhar com eles.
ResponderExcluirNas grandes empresas os funcionários estão sempre sendo treinados, participando de cursos e aperfeiçoando sua formação.
ResponderExcluirAcredito que não deve ser diferente nas ecolas, os coordenadores que devem cuidar da formação continua dos educadores de sua equipe, devem ser os primeiros a buscar preparo para si próprios.
Como sempre digo resolvi ensinar pois gosto de aprender, aquele que não está disposto a prender não está apto a posição de liderança e tal posição exige capacitação para a função.
Todo grupo fechado, que não se recicla nem dialoga, acaba sendo retrógrado e pode definhar. não é?
ResponderExcluirCom certeza. É por isso que as experiências de sucesso são sempre experiências coletivas, onde a participação de todos tem igual importância para o desenvolvimento e a conclusão do trabalho.
ResponderExcluirmuito bom esse seu texto pedagoga
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