O Coordenador Pedagógico e a Gestão da Escola

Gestão Escolar
Exercida pelo professor e pelo especialista em educação, mediante nomeação para os cargos de Diretor Escolar e de Vice-Diretor Escolar, eleitos para os referidos Cargos em Comissão e pelo Conselho Escolar de forma solidária e harmônica.

Ao Diretor Escolar compete superintender as atividades escolares, desempenhando funções de natureza pedagógica, administrativa e financeira, promover a articulação escola comunidade e observar as demais atribuições definidas no Regimento Escolar.
Ao Vice-Diretor Escolar compete administrar o turno de sua responsabilidade, supervisionar a execução de projetos pedagógicos, serviços administrativos, substituir o Diretor nas suas ausências e impedimentos e observar as demais atribuições definidas no Regimento Escolar.

Coordenação Pedagógica
Exercida pelo especialista em educação ou pelo professor, tendo como atribuições a supervisão do processo ensino-aprendizagem, envolvendo o planejamento, controle e avaliação, bem como a cooperação com as atividades docentes e a participação na elaboração da Proposta Pedagógica.

Fonte:http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espacovirtual/espacoescola/diretor/publicacoes/gestor%20escolar-%20orientacoes%20basicas.pdf

Diante das atribuições dos Gestores da Escola e do Coordenador Pedagógico, é de suma importância o entrosamento entre estes agentes para que as coisas aconteçam de forma satisfatória na instituição, uma vez que o trabalho coletivo proporciona um ambiente mais harmonioso além da participação e o envolvimento de todos na construção dos novos caminhos da escola.

Para Refletir e Comentar

Muitas escolas não dispõe de Coordenador Pedagógico.
E quando na instituição não há a figura desse profissional, quem realiza as suas atribuições?
Como a gestão administra esse problema?
A falta desse profissional pode comprometer a qualidade do ensino-aprendizagem?



2 comentários:

  1. O coordenador pedagógico é responsável pelo planejamento e coordenação das ações relacionadas às funções pedagógicas e educacionais, visando assegurar o efetivo desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
    Numa escola sem um coordenador podem acontecer duas coisas: Algum profissional (Numa CMEI que estagiei a vice diretora desempenhava essa função) está acumulando funções ou a instituição terá prejuízos quanto à efetivação e acompanhamento do seu projeto político pedagógico.

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  2. Infelizmente, muitas escolas de fato não dispõem de coordenadores suficiente para suprir todos os turnos, o que por sua vez, acaba sobrecarregando o diretor, já que este termina ficando com mais essa função. Como o diretor fica sobrecarregado,penso que não consegue desenvolver um um bom trabalho, afinal são muitas atribuições para ele dar conta!
    Segundo o relato de uma diretora com quem conversamos (eu e a equipe da qual faço parte da disciplina de Estágio Supervisionado)esse é um grande problema, pois compromete o ensino-aprendizagem da instituição, exatamente por não ter esse profissional que estabeleça uma ponte entre sala de aula, dificuldades dos alunos, dificuldades do professor e conteúdos didáticos com o diretor. Dessa forma, a falta do coordenador compromete sim, a qualidade do ensino e aprendigazem da instituição. Pena que isso não seja levado à sério pelos nossos dirigentes!!!

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