A participação de todos os envolvidos no processo educativo se faz necessária para o alcance de uma educação de qualidade.
Gestão Escolar
Gerir uma instituição escolar não é uma tarefa fácil. A Gestão Escolar assim como uma gestão empresarial exige experiência, dedicação, organização, planejamento, coordenação, estratégias, tomada de decisão e muita responsabilidade. Segundo Paro (2002), “a administração é a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados” e na Gestão Escolar saber utilizar os recursos humanos, pedagógicos, financeiros, materiais e tecnológicos certamente influenciará nos resultados do processo de ensino aprendizagem, que poderão ser satisfatórios ou não.
Numa instituição escolar, a figura do gestor representa muitas vezes o perfil da escola, que pode ser democrática e participativa ou autoritária e centralizada. Nos documentos da Secretaria de Educação e Cultura de Salvador, o gestor precisa ser “um profissional com consciência crítica do trabalho que desenvolve, que realize planejamento, através de ações participativas e coletivas em que a avaliação dos resultados envolva todos os responsáveis pelo processo de ensino.”
Desta forma, percebemos que este é o perfil de um gestor democrático, que trabalha em parceria com a comunidade escolar e local, compartilhando o poder e envolvendo todos os agentes no processo educativo da escola e isso é inclusive, um dos princípios da gestão democrática assegurada no Art. 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96.
Para exercer uma gestão democrática, a instituição deve dispor de:
- Conselho Escolar (constituído por professores, pais dos alunos, servidores da unidade escolar, alunos e diretor,)
- Regimento Escolar (instrumento legal que traça as diretrizes técnicas, administrativas, pedagógicas e disciplinares da Unidade Escolar)
- Plano de Desenvolvimento da Escola (processo gerencial de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria da qualidade do ensino, elaborado de modo participativo com a comunidade escolar)
- Projeto Político Pedagógico (ferramenta gerencial que auxilia a escol a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho. O PPP é a identidade da escola).
- Organizações Associativas da Escola
* Organizações Associativas dos Alunos: Conselho de Representantes de Turmas – CRT e Grêmios Escolares
* Associação de Pais de Alunos.
* Conselho de Classe.
Referências Bibliográficas:
PARO, Vítor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. 11.ed. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-escola/diretor/publicacoes/gestor%20escolar-%20orientacoes%20basicas.pdf a
MAPA CONCEITUAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
Diante dos aspectos apresentados sobre a gestão escolar, abro aqui uma discussão:
O que faz uma escola se destacar dentre as demais, uma vez que todas estão amparadas pela mesma legislação e devem seguir os mesmos princípios básicos na sua organização?
O sentimento de pertencimento principalmente do gestor escolar, porque a motivação maior tem que partir da equipe gestora. Se você acredita, e gosta do que faz, as chanches de ter sucesso é maior do que você não acreditar e não sentir prazer no trabalho que assumuiu como profissão.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcredito que seja o compromisso com uma educação de qualidade e a realização profissional. Se os gestores e os professores estão comprometidos existe uma chance muito grande da escola se destacar entre as demais, já que o compromisso leva a dedicação incansável por um excelente trabalho. E a a partir da realização profissional o trabalho passa a ser prazeroso, atua melhor quem atua no que realmente gosta e se sente bem.
ResponderExcluirEssa é uma pergunta que envolve muitos fatores, ou seja, não é algo simples de responder, mas mesmo assim vou me arriscar a dar alguns palpites (rssr)
ResponderExcluirComo Lorena e Patrícia citarm acima, também penso que o problema maior se encontra exatamente na gestão, pois como a Profª. Tânia Regina sempre nos diz: a escola reflete a "cabeça" do seu gestor. Assim sendo, se o gestor for uma pessoa centralizadora, não permitirá que mais ninguém interfira nas suas decisões, o que logo gerará conflitos de todas as ordens. Contudo, também sabemos que lidar com pessoas não é algo fácil, uma vez que existem pessoas que só trabalham se forem "vigiadas".
como sabemos que para que haja esse bom desempenho escolar, se faz necessário o comprometimento de todo corpo escolar... penso que seja exatamente como Patrícia disse. E quando a pessoa não quer, o que fazer? Conversa, demite...? É complicado!
Esqueci de dizer que a família também faz parte desse bom desempenho escolar.
ResponderExcluirA primeira razão seja o comprometimento e é claro a interatividade de seus profissionais.Pois imaginemoos uma instituição em que seus profissionais não sejam compormissados com o que fazem, certamente a pequena ação negativa deste prejudicará mais a frente a imagem da instituição.È a questão para chegar ao todo , é preciso unir as partes no caso da escola são estas,diretores, gestores, professores,e a comunidade.
ResponderExcluir