Gestão Escolar




A participação de todos os envolvidos no processo educativo se faz necessária para o alcance de uma educação de qualidade.



Gestão Escolar

Gerir uma instituição escolar não é uma tarefa fácil. A Gestão Escolar assim como uma gestão empresarial exige experiência, dedicação, organização, planejamento, coordenação, estratégias, tomada de decisão e muita responsabilidade. Segundo Paro (2002), “a administração é a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados” e na Gestão Escolar saber utilizar os recursos humanos, pedagógicos, financeiros, materiais e tecnológicos certamente influenciará nos resultados do processo de ensino aprendizagem, que poderão ser satisfatórios ou não.

Numa instituição escolar, a figura do gestor representa muitas vezes o perfil da escola, que pode ser democrática e participativa ou autoritária e centralizada. Nos documentos da Secretaria de Educação e Cultura de Salvador, o gestor precisa ser “um profissional com consciência crítica do trabalho que desenvolve, que realize planejamento, através de ações participativas e coletivas em que a avaliação dos resultados envolva todos os responsáveis pelo processo de ensino.”

Desta forma, percebemos que este é o perfil de um gestor democrático, que trabalha em parceria com a comunidade escolar e local, compartilhando o poder e envolvendo todos os agentes no processo educativo da escola e isso é inclusive, um dos princípios da gestão democrática assegurada no Art. 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96.  

Para exercer uma gestão democrática, a instituição deve dispor de:

- Conselho Escolar (constituído por professores, pais dos alunos, servidores da unidade escolar, alunos e diretor,)

- Regimento Escolar (instrumento legal que traça as diretrizes técnicas, administrativas, pedagógicas e disciplinares da Unidade Escolar)

- Plano de Desenvolvimento da Escola (processo gerencial de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria da qualidade do ensino, elaborado de modo participativo com a comunidade escolar)

- Projeto Político Pedagógico (ferramenta gerencial que auxilia a escol a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho. O PPP é a identidade da escola).

- Organizações Associativas da Escola
* Organizações Associativas dos Alunos: Conselho de Representantes de Turmas – CRT  e Grêmios Escolares
* Associação de Pais de Alunos.
* Conselho de Classe.

Referências Bibliográficas:

PARO, Vítor Henrique. Administração Escolar: introdução crítica. 11.ed. São Paulo: Editora Cortez, 2002.


Diante dos aspectos apresentados sobre a gestão escolar, abro aqui uma discussão:

O que faz  uma escola se destacar dentre as demais, uma vez que todas estão amparadas pela mesma legislação e devem seguir os mesmos princípios básicos na sua organização?



6 comentários:

  1. O sentimento de pertencimento principalmente do gestor escolar, porque a motivação maior tem que partir da equipe gestora. Se você acredita, e gosta do que faz, as chanches de ter sucesso é maior do que você não acreditar e não sentir prazer no trabalho que assumuiu como profissão.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que seja o compromisso com uma educação de qualidade e a realização profissional. Se os gestores e os professores estão comprometidos existe uma chance muito grande da escola se destacar entre as demais, já que o compromisso leva a dedicação incansável por um excelente trabalho. E a a partir da realização profissional o trabalho passa a ser prazeroso, atua melhor quem atua no que realmente gosta e se sente bem.

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma pergunta que envolve muitos fatores, ou seja, não é algo simples de responder, mas mesmo assim vou me arriscar a dar alguns palpites (rssr)
    Como Lorena e Patrícia citarm acima, também penso que o problema maior se encontra exatamente na gestão, pois como a Profª. Tânia Regina sempre nos diz: a escola reflete a "cabeça" do seu gestor. Assim sendo, se o gestor for uma pessoa centralizadora, não permitirá que mais ninguém interfira nas suas decisões, o que logo gerará conflitos de todas as ordens. Contudo, também sabemos que lidar com pessoas não é algo fácil, uma vez que existem pessoas que só trabalham se forem "vigiadas".
    como sabemos que para que haja esse bom desempenho escolar, se faz necessário o comprometimento de todo corpo escolar... penso que seja exatamente como Patrícia disse. E quando a pessoa não quer, o que fazer? Conversa, demite...? É complicado!

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de dizer que a família também faz parte desse bom desempenho escolar.

    ResponderExcluir
  6. A primeira razão seja o comprometimento e é claro a interatividade de seus profissionais.Pois imaginemoos uma instituição em que seus profissionais não sejam compormissados com o que fazem, certamente a pequena ação negativa deste prejudicará mais a frente a imagem da instituição.È a questão para chegar ao todo , é preciso unir as partes no caso da escola são estas,diretores, gestores, professores,e a comunidade.

    ResponderExcluir